Monday 28 May 2012

A luz dos olhos teus...


Olhos cansados, NUNCA MAIS!

Com base em uma matéria bem bacana que saiu em inglês na página do Makeup Artist sobre o assunto dos olhos cansados, resolvi aproveitar a segunda-feita para traduzir, adaptar e colocar meus pitacos no texto, transformando-o no guia definitivo das manhãs dessa vida louca que vivemos.

O fato é que stress, falta de sono ou mesmo a exposição a telas iluminadas podem deixar nossos olhos cansados, que fazem com que fiquemos envelhecidas! E quem é que não tem stress, falta de sono ou telas iluminadas nesta vida? :O
Mas calma. Alguns truques resolvem o problema. Anote em um papelzinho e cole no espelho! Estas dicas são precisosas J

- Antes de qualquer coisa, reduza o inchaço da região abaixo dos olhos fazendo uma compressa gelada. Pode ser com saquinhos de chá de camomila, rodelas de pepino, algodão embebido em leite ou até água frios. Deixe uns minutos e lave o rosto. Aí sim, você pode começar a camuflagem.

- Esta dica não está no texto original que inspirou este post e é um “extra” aqui do Devotas. Depois de lavar o rosto e antes de começar a se maquiar, sempre passe um creme para hidratar a pele. Isso ajuda a maquiagem a se fixar melhor, ficar mais natural, com brilho e sem rachaduras ou, pior, ressecamentos que só pioram a aparência ao invés de melhorar. MAs passe com moderação, só pra tirar a secura da pele, e assegure-se que já foi absorvido antes de passar o make. (Aqui não é o caso, mas para maquiagem em outras áreas do rosto, passar protetor solar também é super importante.)

- Agora sim, cubra as olheiras com corretivo. A cor deve ser a mais adequada para o seu tipo de pele, e varia bastante. Nunca escolha uma mais escura. Dica preciosa de maquiador que nunca esqueci: o corretivo para essa região deve servir para NEUTRALIZAR a área. Não é para pintá-la de outra cor, cobrir até deixar totalmente opaco, etc. É pra neutralizar, tirar a tonalidade mais escura de forma muito natural.

- Esta dica estava no texto original, mas é dispensável: passar base especial para a área dos olhos depois do corretivo. Normalmente só ele é suficiente e poucas pessoas têm as duas coisas. Se por acaso o corretivo deixar a pele com brilho, é só passar uma base em pó soltinha de leve para tirar esse brilho. (Dica que serve para todo o rosto).

- Algumas dicas do texto original sugeriam cores de delineadores e sombras patra ajudar no disfarce. A minha opinião é que as cores são muito pessoais e devem harmonizar com a cor dos olhos, da pele e até do cabelo de quem está usando. Por isso, vou pular essa parte e dar a dica mais importante de todas quando se trata de disfarçar imperfeições com maquiagem: a melhor forma não é exatamente fazendo mágica tentando apagar o que está lá, mas desviando atenção para o que é bonito no seu rosto. Neutralize o que não está legal e capriche no que está. :)

Portanto, prepare a pele, hidrate, neutralize a olheira com um corretivo de cor adequada e se jogue no blush, no batom, no penteado!
E lembre-se também que as pessoas nos olham de frente, não de cima, nem de baixo (bom, na maioria das vezes, pelo menos ;)). Então releve se aquela luz branca horrorosa do banheiro ou do elevador está te iluminando de cima e fazendo sombra na olheira. Isso, muito provavelmente, não vai aparecer quando você estiver em outro lugar.
Pra finalizar, as dicas que, além de fazerem bem para a saúde, ainda te deixam mais bonita. E vice-versa:

1. Tente dormir oito horas por noite.
2. Se você trabalha em frente a um monitor de computador durante todo o dia, tente assegurar que está usando um LCD ou uma tela anti-reflexo, que já ajudam.
3. A sempre benvinda dieta saudável, com frutas e verduras, assim como faz bem pra todo o resto do corpo, também te deixa mais descansada e bonita. Os exercícios, por sua vez, como aumentam a circulação sanguínea também deixam a pele muito mais viva. 







Inspirado e adaptado do texto: dailyglow.com

Cortesia da imagem: styleinfashionz.com

No comments:

Post a Comment